Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

História do 18º GAC

Em 1908 é criado o 5º RAM (Regimento de Artilharia Montado) na cidade de Aquidauana, resultante das medidas tomadas pelo governo brasileiro após a Guerra do Paraguai. Assim, foi publicada a Lei nº 860, de 10 de janeiro de 1908, idealizada pelo Marechal Hermes da Fonseca, determinando a construção de novos quartéis, criando o 5º Regimento de Artilharia Montado, conforme Decretos nº 6.971 de 04 de junho e nº 7.054 de 06 de agosto ambos de 1908, sendo posicionado estrategicamente na região do rio Aquidauana.

Em 1914, o 5º RAM é transferido para Campo Grande, então estado de Mato Grosso, dando início a nova fase da OM, em meio a um período conturbado da história do Brasil. Participa das revoluções de 1922, 1924, 1932, Segunda Guerra Mundial e outros conflitos. Nesta fase, a OM passa por diversas denominações, acompanhando a evolução tecnológica da Artilharia brasileira.

Em sua permanência na guarnição de Campo Grande, a Organização Militar contribuiu para o desenvolvimento da cidade e região, marcando sua presença na história do então sul de Mato Grosso, mantendo-se sempre uma Unidade Militar disciplinada, bem equipada e adestrada, capaz de cumprir, em quaisquer condições, sua missão.

A OM, desde 1908, evoluiu da Artilharia Montada, utilizando tração animal, até chegar à tração por caminhões especialmente desenvolvidos para tal finalidade. Na década de 1970, recebe novo material de Artilharia (Obuseiro 105 mm M101A1), o que deu à Unidade maior modernidade e poder de fogo.

Em 1975, a OM é transferida para a cidade de Rondonópolis, onde começa nova fase de sua existência, sendo muito bem recebida pela comunidade local, rapidamente integrando-se à mesma. Nesses anos de presença nesta cidade, o 18º GAC tem contribuído com a formação do caráter de muitos dos cidadãos de Rondonópolis e região, fazendo-se presente em todos os momentos , constituindo-se em importante protagonista da história desta cidade, com seu BRAÇO FORTE e sua MÃO AMIGA.

No Século XXI, o 18º GAC moderniza-se para continuar servindo de anteparo de dissuasão a intenções hostis contra nosso território. Hoje, conta com equipamentos modernos, tropa disciplinada e operacional e apresenta um destacado nível de adestramento. O 18º GAC continua sendo guardião da fronteira Oeste, ao adentrar em seu segundo século de existência.

 

   
Fim do conteúdo da página